Aperfeiçoando processos com o método Lean Six Sigma.

Se o seu negócio está enfrentando problemas relacionados à produtividade, desalinhamento entre os setores internos ou insatisfação dos consumidores, pode ser o momento de buscar alternativas para aperfeiçoar sua gestão de processos. 

Essencial para que administradores, colaboradores e consumidores  consigam entender a dinâmica da organização, e dessa forma, consigam visualizar melhor os impactos que as suas ações e decisões causam, é de extrema importância que a gestão de processos seja feita de maneira eficiente dentro da empresa. Uma das maneiras de garantir essa eficiência é por meio do método Lean Six Sigma.

Unindo duas técnicas já existentes (o sistema Six Sigma e as ferramentas Lean) o método Lean Six Sigma surgiu nos anos 80 quando consultores especializados perceberam que a união dos dois recursos seria capaz de amplificar os pontos fortes e minimizar as fraquezas de ambos. Assim, o Lean Six Sigma atua com base na combinação das diferentes ferramentas do Seis Sigma (focado na melhoria da qualidade) e do Lean (focado na remoção de resíduos).

Six Sigma 

  • Sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso do seu negócio
  • Uso de fatos, dados e análise estatística, além de atenção para gerenciar, melhorar e reinventar processos
  • Redução das variações de processos por meio de ferramentas estatísticas 
  • Corrigir processos críticos até que eles se tornem 99,9% livre de defeitos
  • Construídos em uma estrutura DMAIC de cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar

Lean 

  • Conjunto de ferramentas desenvolvidas para reduzir o desperdício associado ao fluxo de materiais e informações processuais 
  • eliminar etapas não essenciais e sem valor agregado durante os processos de negócios com intuito de simplificar a produção
  • Pode ser usado para fortalecer as ferramentas Six Sigma com o foco em aumentar a velocidade e a eficiência do processo, reduzindo o desperdício e elevando a produtividade

Lean Six Sigma

  • Enfatiza o uso de ferramentas Lean para identificar e remover desperdícios aumentando a velocidade dos processos. Isso, por sua vez, ocorre com o uso de metodologias Six Sigma que identificam  e reduzem ou removem variações processuais. 

O serviço de consultoria em processos da Stegia trabalha com as mais avançadas ferramentas do método Lean Six Sigma para solucionar os problemas processuais do seu negócio. 

Gostou do conteúdo?

Infelizmente, chegou o final do conteúdo, mas acreditamos que depois dele, você vai conseguir entender mais sobre o assunto, esperamos ansiosamente pelo seu feedback.

Estamos sempre nos empenhando para que o nosso conteúdo seja atualizado e te ajude a conduzir o seu negócio. Confira nossos serviços em Stegia e outros conteúdos como esse no Blog da Stegia.

Também estamos no Instagram @stegiadobrasil e twitter @stegiadobrasil, esperamos pelo seu ♥.
ContabilidadeProcessos

Serviços em destaque

Shopify Uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Sólides Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento & Produtividade, Engajamento & Performance, Retenção e Uso Inteligente de Dados. O RH das PME`s do Brasil em boas mãos.
Tiny ERP Com o Tiny você padroniza os processos, aumenta a eficiência da operação e gerencia os principais recursos do seu negócio.

Últimos podcasts

Continuar ouvindo
Hipster Ponto Tech

Hipster Ponto Tech

Papo de Gestão

Papo de Gestão

Like a Boss

Like a Boss

NerdCast

NerdCast

FodCast

FodCast

Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo

Sobre nós

Carreira

Falar com um Analista

Acompanhar nossas novidades