Financeiro, uma dor recorrente
Manter um controle bem estabelecido sobre as contas do negócio é uma dificuldade comum a vários empresários, não apenas os iniciantes. Diversas empresas com muitos anos de mercado tendem a ter uma gestão financeira pouco estruturada.
A dificuldade em manter gastos bem provisionados, controle sobre as contas a pagar, entrada e saída, salários, impostos… vários são os pontos de atenção, o que faz com que muitos empresários acabam se enrolando.
Entretanto, esse não é um problema sem solução, algumas dicas simples podem começar a transformar a parte financeira da sua empresa seu negócio.
Terceirize o seu financeiro e ganhe tempo! |
Conheça nosso serviço de terceirização financeira |
Dicas para manter uma boa Gestão Financeira
Existem alguns pontos básicos que podem tornar seu negócio mais bem organizado financeiramente.
Faça relatórios
Dica 1: Elabore e mantenha os relatórios gerenciais (controles financeiros) sempre atualizados.Dica 2: Acompanhe os indicadores financeiros mensalmente.
Dica 3: Faça balanços periódicos (trimestrais, semestrais, anuais) para entender como estão as despesas estão se comportando
Melhore a gestão do seu estoque
Dica 4: Mantenha os estoques em níveis compatíveis com os volumes de produção e venda do seu negócio.Dica 5: Organize seu estoque de forma que produtos com validade mais próxima estão sempre à frente.
Dica 6: Evite excessos de compras.
Tenha controle sobre as vendas em cartão
Dica 7: Fuja sempre que possível da antecipação de recebíveis do cartão de crédito, evitando o aumento das despesas financeiras.Dica 8: Se antecipação for uma necessidade recorrente do seu negócio, procure encontrar a operadora que possua as melhores taxas (e sempre tente negociar).
Provisione e adeque despesas
Dica 9: Mantenha controle permanente das despesas fixas, procurando mantê-las compatíveis com a capacidade da empresa.Dica 10: Determine um valor fixo e data fixa para pagamento do seu pró-labore, não se esquecendo de limitar o seu valor dentro das possibilidades da empresa.
Dica 11: Peça orientações ao seu contador sobre o melhor enquadramento tributário para sua empresa, visando reduzir a carga tributária.
O problema das pequenas empresas
Quando falamos de empresas de pequeno e médio porte, problemas de gestão financeiros são ainda mais recorrentes devido, principalmente, ao acúmulo de funções pelo gestor. O que acaba acarretando numa dificuldade gerenciar responsabilidades administrativas com a gestão financeira, além dos aspectos táticos e estratégicos do negócio.
Mas é possível melhorar isso?
Serviços como BPO Financeiro são uma boa saída para empresas que lidam com dificuldade na gestão financeira ou que querem terceirizar o financeiro a fim de torná-lo mais eficiente.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.